Dicas
A aproximação da primavera e dos dias mais quentes nos inspira a aproveitar os ambientes externos e especialmente os jardins. Neste momento, voltamos nossa atenção a estas áreas até então esquecidas devido ao rigoroso frio do inverno porto-alegrense.

É importante, no entanto, atentar para o tipo de vegetação que vamos utilizar. Para que as plantas imprimam todo o seu potencial paisagístico, elas devem ser alocadas onde disponham de condições ambientais adequadas. Devemos observar as necessidades de cada espécie em termos de incidência solar, tipo de solo, resistência ao vento e necessidade de água. Em geral, quando não são atendidas as exigências específicas da vegetação, as plantas tornam-se menos resistentes às ações de organismos oportunistas, tais como insetos, fungos e bactérias, além de danos mecânicos como folhas rasgadas e queimadas ou murcha.

Portanto, na hora de planejar o seu jardim, procure orientação técnica especializada, garanta um jardim saudável e viçoso, evitando gastos desnecessários.

Cláudia H. Litvin
Eng. Agrônoma & Paisagista